02 novembro, 2006

PODCASTING (2ª parte)
Esta é a segunda parte do artigo sobre Podcasts. Na revista anterior, vimos em que consiste, como subscrever e como criar ficheiros áudio, utilizámos programas gratuitos que existem para os vários sistemas operativos. Para leitor e conversor Mp3 usámos o iTunes e para criar o ficheiro áudio, o Audacity. Nesta 2ª parte, vamos colocar os ficheiros na blogosfera para que possam ser subscritos via iTunes.


PODCASTING NO CONTEXTO FORMATIVO
Desde o aparecimento do iPod em 2001, várias iniciativas têm surgido no sentido de integrar a tecnologia Podcast no processo ensino/aprendizagem.

Na Universidade Estatal da Geórgia, dois catedráticos, Hank Edmondson e Daniel Fernald, introduziram pela primeira vez o uso do iPod na cadeira de “Guerra, Politica e Shakespeare”. Disponibilizaram gravações aúdio com introdução ao trabalho e vida do autor, uma colecção de músicas sobre o tema da guerra e paz, discursos históricos sobre o tema, passagens das suas obras na voz dos próprios alunos. A cadeira no final do Semestre foi um sucesso e neste momento, a Universidade tem já cerca de 50 projectos educacionais envolvendo a utilização de Podcasts.


Em 2005 foi também lançada uma comunidade virtual de aprendizagem, iColony (ver links), da total responsabilidade dos alunos, constituída por um grupo restrito constituído pelos alunos com melhores resultados escolares. A comunidade organiza-se em grupos subordinados a assuntos e objectivos comuns, permitindo que os seus membros partilhem os mesmos interesses, informações e conhecimentos, apesar de não pertencerem às mesmas turmas e de poderem nem se conhecer fisicamente.


Criaram também o conceito de geração neste espaço virtual. Em cada ano é criada uma nova “colónia” com novos residentes, que podem aceder livremente aos conteúdos das outras. A sua integração é também realizada com recursos previamente produzidos para esse efeito pelas “colónias” anteriores.


Há já várias instituições a disponibilizar conteúdos sob esta forma, ver.

A Apple, desde cedo teve a percepção do impacto que os seus equipamentos e tecnologia podia ter ao nível educacional, tem por isso programas de aquisição de equipamentos e utilização da sua tecnologia com preços específicos para a educação. Neste momento patrocina várias experiências em todos os graus de ensino.

Em língua portuguesa, um dos projectos mais relevantes é o Escolabr, um site brasileiro gerido pelo professor Eziquiel Menta sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto formativo. Tem um Podcast aúdio, com testemunhos de vários professores e formadores que implementaram este tipo de projectos, em que relatam as necessidades, constrangimentos e os resultados.


Dois Podcasts nacionais ambos da disciplina de inglês, “Pod aprender inglês” e “Have fun with english! 2”, são dos melhores exemplos de Podcasts educacionais individuais. Tendo o segundo ganho o 1º prémio do concurso Edublog Awards 2006 na categoria de melhor blog de um professor (ver links).


TUTORIAL
Neste artigo vamos ter 4 tutoriais: o primeiro, destina-se à subscrição de dois serviços de alojamento gratuitos para colocarmos os ficheiros; o segundo à colocação da ligação para o ficheiro num blog, usando o blog criado previamente no Blogger (ver Formar n.º 56); O terceiro, o processo de activação do RSS feed com a opção Podcast no site FeedBurner; O quarto, à colocação do endereço no blog para subscrição via iTunes.

Alojar os ficheiros no site Ourmedia

Para alojar ficheiros neste site tem que proceder ao registo em ambos os sites Internet Archive e Ourmedia (ver links úteis). Pode alojar qualquer tipo de ficheiro e sem limite de tamanho, a única contrapartida é que possa ser acessível à comunidade e para tal tem que definir qual o tipo de permissão de utilização.

O Upload do ficheiro pode ser efectuado a partir da página “publish my media” da Ourmedia, ou então através do programa Ourmedia Publisher que o site disponibiliza gratuitamente (links úteis). A vantagem da utilização deste programa é que o processo de upload é realizado muito mais rapidamente devido ao tipo de ligação FTP (File Transfer Protocol) estabelecida.


Após o registo nos sites e de ter efectuado o programa de upload, é a altura conveniente de iniciarmos o tutorial.



Fazer o upload do ficheiro: Abrir o programa Ourmedia Publisher.
1 - Introduzir os dados conforme os do registo feito anteriormente;
2 - Arrastar o ficheiro para esta área ou;
3 - Localizá-lo através da opção “Browse” este encontra-se em My Music/iTunes/iTunes Music/Podcasts/”nome do autor do ficheiro”/”nome do álbum”, o atribuído por defeito é unknown álbum/”nome do ficheiro”.

Fazer o upload do ficheiro: Definir o tipo de licença e as informações de metadata do ficheiro.
1 - Analise os tipos de licença disponíveis;
2 - Defina as suas características;
3 - Introduza os dados do ficheiro coincidentes com os que definiu na opção info do ITunes;
4 - Defina palavras-chave para que os motores de busca listem o ficheiro mais eficientemente;
5 - Identifique o tipo de ficheiro.



Fazer o upload do ficheiro: Definir o tipo de licença e as informações de metadata do ficheiro.
1 - Defina as informações relativas ao ficheiro;
2 - Especifique as características do ficheiro.


Fazer o upload do ficheiro: Directoria de ficheiro e upload.
1 - Verifique se a directoria está correcta;
2 - Barra de progressão de upload;
3 - No final do processo de upload surge o link que corresponde ao endereço do ficheiro na internet, clique para aceder e visualizar o mesmo no site Ourmedia.


Criar o link ao ficheiro de áudio no blog.
Para criar a ligação ao ficheiro aúdio no blogger é necessário copiá-lo do site onde está alojado, neste caso, no site Ourmedia.


Página pessoal do site Ourmedia e página do blog.
1 - Verifique se já afectuou o log in;
2 - Opções da página pessoal;
3 - Documento do upload;
4 - Descrição do documento;
5 - link de acesso ao documento, é este link que vamos ter que introduzir no blog, copiar o link, clicando com o botão direito do rato e seleccionar a opção “copiar”;
6 - Aceda ao seu blog, edite ou crie um post, seleccione o texto correspondente ao link;
7 - Clique no botão de criar link;
8 - Cole o endereço que estava em memória.


Activar o feed RSS.
O Blogger na sua versão gratuita só possui Atom feed, para criar um RSS feed compatível com Podcast, vamos utilizar o FeedBurner. Comece por registar-se no site FeedBurner, ver “Links úteis”, o processo é extremamente linear.

Criar um feed de Podcast, após criar uma conta no FeedBurner:
1 - Faça o Log in;
2 - Coloque aqui o endereço do blog;
3 - Active a opção “I am a Podcaster”.
4 - Verifique se este é mesmo o endereço correcto;
5 - Seleccione a opção cujo feed é RSS.

Criar um feed de Podcast:
1 - Se quiser altere o títuto do Feed, que é o que vai aparecer como título do Podcast no iTunes;
2 - Se quiser altere o feed para ser mais facilmente memorizado;
3 - Finalmente active-o.


Inserir o botão subscrição
Para colocar o botão de subscrição RSS, basta copiar o “código html” disponível na página “My feeds” no site FeedBurner e colá-lo no blog.


Colocar um botão de subscrição no blog:
1 - Aceda à página “My Feeds” do site FeedBurner;
2 - Clique no título do Feed que activou anteriormente;
3 - Aceda ao campo “publicize”:
4 - Clique no “link friendly graphic”.


Colocar um botão de subscrição no blog:
1 - Seleccione o ícone que pretende;
2 - Na mesma página, mais abaixo está o código html necessário para colocar o ícone com o link ao RSS Feed no seu blog. Seleccione-o e copie-o.


Colocar um botão de subscrição no blog:
1 - Aceda ao editor do blogger, clique no separador template;
2 - Vá à opção “Page Elements”;
3 - Adicione um elemento à página;
4 - Escolha o elemento código HTML/JavaScript;
5 - Cole o texto que está em memória;
6 - Guarde as alterações para que surtam efeito.

Como subscrever o Podcast:
1 - Aceda ao blog e clique no ícone de RSS;
2 - Automaticamente é reencaminhado para o site FeedBurner;
3 - Escolha qual a aplicação que vai usar como leitor de Podcast.


Como subscrever o Podcast:
1 - Neste caso o iTunes;
2 - Clique no botão “Subscribe Now”;
3 - Após confirmação, o iTunes começa a descarregar os conteúdos do Podcast.





Sem comentários: