11 maio, 2009


Plataforma de formação a distância - LMS

Os Learning Managment System ou LMs, são programas informáticos construídos para permitir a gestão da aprendizagem. Servem de suporte na medida em que podem disponibilizar diferentes tipos de conteúdos, facilitam a comunicação entre os intervenientes do processo ensino/aprendizagem, permitem avaliação com feedback imediato, independentemente da localização geográfica e do momento de aprendizagem.
A plataforma Moodle é neste momento uma
das mais utilizadas a nível mundial, não só pelo facto de ser gratuita, mas acima de tudo pelo seu elevado grau de desenvolvimento e adequação à realidade da educação/formação.

Origem

A plataforma de formação Moodle foi iniciada em 2001 por Martin Dougiamas, que era à data o Administrador do sistema WebCT, sistema de ensino a distância proprietário da Blackboard, na Universidade de Tecnologia Curtin em Perth, na Austrália.
Martin teve como objectivo criar um sistema de administração de actividades educacionais e didácticas, baseado em ambientes
virtuais de aprendizagem colaborativa, altamente flexível e de código aberto.
Baseado numa filosofia construtivista, o desenvolvimento da Moodle é sustentado na permissa, de que as pessoas constroem o conhecimento mais activamente quando interagem com o ambiente. O formando passa de uma atitude passiva, de receptor de conhecimento, para uma atitude activa, na con
strução conjunta de saberes. O ambiente Moodle procura ainda criar uma microcultura de objectos de aprendizagem partilhados, o que resulta num ambiente sócio-construtivista.
O formador tem um papel essencial como produtor de conteúdos, monitor e moderador das actividades, de forma a conduzir os formandos aos objectivos de aprendizagem definidos.
São vários os programadores que de forma gratuita colaboram activamente no melhoramento dos vários componentes da plataforma, no desenvolvimento de módulos e de actualizações. Esta plataforma tem um conjunto de programadores extremamente dinâmicos, estando em permanente evolução e a incorporar novas funcionalidades.
Neste momento, a trabalhar activamente na plataforma, há cerca de 160
programadores, mas na verdade, o número será bastante maior, se se contabilizar os programadores envolvidos no desenvolvimento de mais de 440 módulos e plugins.
O facto desta plataforma estar já traduzida para 78 línguas, com grupos de suporte organizados por idioma e País, contribui para a sua elevada utilização, neste momento e, segundo dados da Moodle, há cerca de 47 900 sites registados em 203 países, sendo que esse registo não é obrigatório.

A Moodle e o seu significado no contexto educacional português

O estudo com os dados mais recentes sobre Plataformas eLearning em Portugal data de 2007. Denomina-se “LMS 2 – Estudo das Plataformas eLearning em Portugal” (ver links) e foi levado a cabo pela Delta Consultores e pela Perfil. Verificou-se que a plataforma de formação dominante é a Plataforma Moodle, tendo 56% de prevalência no panorama nacional, sendo também a plataforma mais utilizada na Administração Pública.

A sua posição dominante torna-se mais notória no contexto educativo, sendo a sua utilização várias vezes superior às concorrentes no Ensino Superior Politécnico, no Universitário, bem como no Básico e Secundário.


Interface, tópicos, conteúdos e actividades

A Moodle facilita a comunicação entre formadores e formandos através de comunicação síncrona, ou seja em tempo-real, com a disponibilização de chat e comunicação assíncrona, através da utilização do email e de fóruns de discussão.
Permite também com grande facilidade, a de gestão de conteúdos, através da publicação, por parte dos formadores, de qualquer tipo de ficheiro, que podem ficar imediatamente disponíveis para os formandos. A Moodle possui igualmente ferramentas que permitem que o processo de avaliação seja realizado de forma automática e/ou com intervenção do formador.

Em termos de interface a Moodle está 3 áreas principais:
1 - A barra de navegação que nos permite localizar o local em que estamos e como retroceder rapidamente para uma hierarquia anterior;
2 - As áreas de módulos que se situam nas laterais;
3 - Os tópicos, que se situam na zona central.


A área de Tópicos é a principal pois é aqui que o formador pode colocar conteúdos e actividades. Os conteúdos podem surgir sob a forma de texto, imagem, áudio e vídeo.
As actividades servem para interagir com os formandos, através de fóruns, chats, trabalhos e avaliação entre outras.

A Moodle como pode ser utilizado, contextos possíveis

Para além das plataformas de formação, a Moodle pode ser utizada para vários fins, como por exemplo: páginas pessoais, de projecto, de empreendimento, de eventos, etc. É utilizada por várias instituições como página institucional, para divulgação de eventos e respectivo repositório de informação, como comunidade de prática.

Onde instalar

Para alojar a Moodle basta ter um servidor Web com o Apache, PHP e Mysql instalado, na verdade por mais estranha que esta linguagem pareça este processo é bastante simples. Há quatro tipos diferentes de alojamentos:
  • Num servidor contratado – Em que é paga à empresa de alojamento uma determinada quantia em função da quantidade de dados a alojar e do volume de dados transferidos;
  • Num servidor particular – Tendo um computador pessoal que possa servir de servidor e um acesso à internet;
  • Numa intranet – Na instituição, um computador comum pode servir de servidor funcionando só internamente;
  • Numa pen – O formador instala a Moodle numa pen e coloca a plataforma na rede quando está a dar formação.
Tutorial – como usar a Moodle numa pen

Neste tutorial vamos fazer o download do pacote de instalação da plataforma Moodle e servidor “Mowes”, instalá-lo numa Pen, aceder como administrador e fazer algumas configurações básicas. Vamos também ver como aceder a partir de uma rede de computadores local.

Fazer o Download do site Chsoftware

Aceda ao endereço do site da empresa Alemã CH Software (ver link) e clique no botão “No thanks, take me to the download”, na janela seguinte seleccione a segunda opção e clique no botão “Go”, de seguida seleccione os programas: Apache2_SE, MySQL5_SE, PHP5_SE e Moodle, clique no botão “Download now”.
Após o download, coloque o ficheiro moves_portable numa pasta, no meu caso “plataforma” e expanda-o para a mesma.


1 - Inicie a instalação do MoWes clicando 2 vezes sobre o instalador.

1 - Seleccione a opção de língua para a instalação;
2 - Clique no botão “OK”.

1 - Leia as condições de utilização;
2 - Seleccione a opção de concordar com os termos;
3 - Clique no botão “OK”.

1 - Na janela de instalação clique no botão “Install”;
2 a 6 - Seleccione “OK” nos 5 diálogos seguintes para terminar a instalação.


No final da instalação 2 janelas abrem automaticamente, a do controlo do servidor e a de acesso aos dados via Browser.
1 - Janela de controlo do servidor;
2 - Janela de informação do MoWes;
3 - Clique no botão “Back”.

1 - Na janela de boas vindas do MoWes clique na opção “Moodle”;

Faça a autenticação na janela da Moodle.
1 - No campo “Username” insira a palavra admin;
2 - No campo “Password” insira a palavra password;
3 - Valide no botão “Login”.

1 - Após aceder como administrador vão seguir-se várias janelas que correspondem à configuração da plataforma, é um sistema bastante linear em que basta ir clicando no botão “Continue”.

Faça a autenticação na janela da Moodle.

Configurações principais

Alterar o idioma para Português

1 - No módulo Site Administration seleccione a opção “Language”;
2 - Seleccione os “Language packs”;
3 - Seleccione a opção de língua Portuguesa “Português”;
4 - Clique no botão “Install selected language pack”.

1 - No módulo Site Administration seleccione a opção “Language”;
2 - Seleccione as “Language settings”;
3 - Desactive a definição automática da língua através das atribuições do Browser;
4 - Seleccione a língua Portuguesa como o idioma por defeito para a plataforma;
5 - Desactive a possibilidade de escolha de idioma.

Criar um Curso

1 - No módulo Administration seleccione a opção “Courses”;
2 - Seleccione “Add/edit courses”;
3 - Clique no botão “Add a new Course”.


1 - Escreva o nome completo do curso;
2 - Escreva o nome curto, o que aparece na directoria;
3 - Defina o seu sistema de codificação e escreva o código a atribuir ao curso;
4 -
Escreva uma breve introdução ou resumo;
5 - Defina o formato como “Formato tópicos”;
6 - Permita a inscrição e defina uma chave simples;
7 - Clique no botão Gravar alterações.


Muito Importante: Para ter velocidades de acesso mais elevadas, sempre que possível, copie a pasta “plataforma” para o computador que vai utilizar. Para que os formandos possam aceder tem que fazer a alteração de 2 ficheiros, esta alteração terá que ser efectuada sempre que levantar a plataforma:

1 - Abra a pasta WWW que se encontra na directoria onde instalou a plataforma, no caso “plataforma”;
2 - Abra o ficheiro “HTACCESSFile” com o programa bloco de notas;
3 - Substitua a informação por – ALLOW FROM ALL, grave as alterações e feche o programa.


1 - Abra as ligações de rede a partir do Painel de controlo;
2 - Abra a rede local;
3 - Seleccione o separador “Suporte”;
4 - Copie o endereço IP.


1 - Aceda ao conteúdo da pasta moodle que se encontra na pasta WWW;
2 - Abra o ficheiro “config.php” com o programa bloco de notas;
3 - Duplique a linha que contém o termo localhost. Na linha duplicada substitua o termo pelo IP da máquina. Na linha original, inicie o parágrafo por //, esta alteração vai desactivá-la.

A partir de agora todos os que estiverem fisicamente na mesma rede podem aceder à página de entrada da sua plataforma através do IP, digitando no Browser o endereço – http://numerodoIP/moodle

Links úteis
LMS2 - Estudo das plataformas elearning em Portugal;
CH Software - Site da CH para download da aplicação utilizada;
Moodle - Site da Moodle;
Moodle Portugal - Comunidade Moodle Portuguesa;
Instituições - Instituições Portuguesas que usam a Moodle;
FCT UNL - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – Ciência na Escola;
FE UP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Curso Livre “Experimentando o Moodle”

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