Organização da informação - O primeiro passo na construção de um curso eLearning, partindo do princípio que possui domínio técnico e científico sobre o assunto bem como experiência pedagógica, é a inventariação de toda a documentação que já possui. Separe os que são seus e identifique os autores dos restantes. Infelizmente é comum a utilização de documentação não proprietária sem autorização do autor para o efeito. Há neste momento vários repositórios de documentação, em que os autores indicam a forma como disponibilizam as suas obras através de licenças Creative Commons. No caso do documento não possuir informação relativamente à forma como pode ser utilizado, contacte o autor, explique a finalidade e peça autorização de utilização e adaptação dos conteúdos.
Todos os elementos utilizados devem ser referenciados. Deve criar um arquivo, onde guarde não só os documentos e o endereço do site onde os obteve, bem como uma impressão em papel da página do site e o tipo de licença que lhe está associada.
Definição da Macro-estrutura – Deve representar o curso através de um esquema ou mapa, onde defina as hierarquias bem com as interacções entre os diferentes conteúdos. As nomenclaturas utilizadas para os diferentes níveis hierárquicos podem mudar em função do sistema de formação, da organização ou do cliente. A título de exemplo, vou utilizar uma nomenclatura o mais próxima possível do sistema anteriormente apresentado.
Todos os elementos utilizados devem ser referenciados. Deve criar um arquivo, onde guarde não só os documentos e o endereço do site onde os obteve, bem como uma impressão em papel da página do site e o tipo de licença que lhe está associada.
Definição da Macro-estrutura – Deve representar o curso através de um esquema ou mapa, onde defina as hierarquias bem com as interacções entre os diferentes conteúdos. As nomenclaturas utilizadas para os diferentes níveis hierárquicos podem mudar em função do sistema de formação, da organização ou do cliente. A título de exemplo, vou utilizar uma nomenclatura o mais próxima possível do sistema anteriormente apresentado.

Os elementos essenciais da página de entrada são a apresentação da acção, os objectivos gerais e específicos e o sistema de avaliação. A apresentação da acção pode ter para além da forma escrita, o formato vídeo para que dessa forma, o formando se identifique com o coordenador da mesma.

A hierarquia Componente de Formação deve enunciar o objectivo geral bem como os objectivos específicos dos módulos (UFCD) que a constituem. Estes objectivos têm que estar por escrito, podendo também ser acompanhados por um vídeo do(s) formador(es).

O primeiro módulo deve ter alguns elementos particulares: um tutorial, com instruções sobre o funcionamento do curso e sobre o interface da plataforma; normas de conduta em relação aos outros formandos e explicação do tipo de interacções, ligações para programas de instalação obrigatória para o correcto funcionamento do curso.

Os módulos seguintes deverão ter: introdução, com a enunciação dos objectivos específicos; conteúdos referentes ao módulo; demonstrações sempre que necessário; síntese dos conteúdos e avaliação, e sempre que possível, com feedback imediato e avaliação nos seus diferentes tipos.

No desenvolvimento de um curso eLearning, a primeira forma dos conteúdos deve ser a de texto, não só porque é a mais preponderante no produto final, mas também porque serve de base de trabalho aos elementos multimédia a desenvolver.
Após os conteúdos sob a forma de texto estarem concluídos, há que seleccionar quais vão ser ilustrados ou substituídos por outros formatos, como imagens, vídeos, aúdio elementos interactivos. Convém criar um sistema de codificação que mais facilmente permita identificar os trechos de texto com os produtos a que deu origem.
Após os conteúdos sob a forma de texto estarem concluídos, há que seleccionar quais vão ser ilustrados ou substituídos por outros formatos, como imagens, vídeos, aúdio elementos interactivos. Convém criar um sistema de codificação que mais facilmente permita identificar os trechos de texto com os produtos a que deu origem.


Depois de definidos os conteúdos e a forma como vão ser trabalhados, há que estabelecer as regras para que o desenvolvimento seja coerente. Deve ser criada uma linha gráfica em que se definem os atributos do texto, os tipos de letra, os tamanhos em função da importância dos conteúdos, os estilos e, em que circunstâncias devem ser utilizados.

Os elementos como imagens e vídeos devem ser uniformes entre eles, não só em relação ao seu aspecto gráfico, como também em relação ao seu tamanho, posicionamento e inter-relacionamento com os outros elementos circundantes.
A natureza dos elementos deverá ser preferencialmente a mesma. A utilização de vários formatos de vídeo diferentes aumenta a probabilidade do formando não conseguir visualizar o conteúdo.
Todos os elementos utilizados devem ser proprietários, gratuitos, utilizados com licença escrita do autor ou disponibilizados pela licença Creative Commons. Todas as partes que constituem um curso devem possuir um registo num documento que identifique a proveniência, o tipo de licença, bem como os documentos necessários para provar o direito à utilização. Este cuidado é muitas vezes descurado, mas este tipo de registo é também útil para conseguir identificar a origem de um determinado conteúdo noutras circunstâncias.
A natureza dos elementos deverá ser preferencialmente a mesma. A utilização de vários formatos de vídeo diferentes aumenta a probabilidade do formando não conseguir visualizar o conteúdo.
Todos os elementos utilizados devem ser proprietários, gratuitos, utilizados com licença escrita do autor ou disponibilizados pela licença Creative Commons. Todas as partes que constituem um curso devem possuir um registo num documento que identifique a proveniência, o tipo de licença, bem como os documentos necessários para provar o direito à utilização. Este cuidado é muitas vezes descurado, mas este tipo de registo é também útil para conseguir identificar a origem de um determinado conteúdo noutras circunstâncias.

Como desenvolver um curso SCORM
O desenvolvimento de conteúdos SCORM pode ser realizado de 2 formas diferentes, criando os objectos de aprendizagem a partir de documentos que já existam usando um programa de Packaging ou desenvolver o conteúdo e criar os objectos de raiz num programa de Authoring and Packaging. São já bastantes os programas de autor para desenvolvimento de objectos de aprendizagem e cursos SCORM, para além da oferta comercial há também alternativas gratuitas, soluções Open Source com menos funcionalidades que as comerciais, mas uma boa opção para iniciar o desenvolvimento dos próprios conteúdos.
O desenvolvimento de conteúdos SCORM pode ser realizado de 2 formas diferentes, criando os objectos de aprendizagem a partir de documentos que já existam usando um programa de Packaging ou desenvolver o conteúdo e criar os objectos de raiz num programa de Authoring and Packaging. São já bastantes os programas de autor para desenvolvimento de objectos de aprendizagem e cursos SCORM, para além da oferta comercial há também alternativas gratuitas, soluções Open Source com menos funcionalidades que as comerciais, mas uma boa opção para iniciar o desenvolvimento dos próprios conteúdos.

No próximo número da revista Formar, iremos exemplificar a construção de um objecto de aprendizagem usando uma das ferramentas de autor gratuita.
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